Plataforma AZ lança proposta para implantação dos itinerários formativos com microcursos 100% on-line e disciplina baseada no Design Thinking
O ano de 2020 está sendo desafiador para educação, em razão da pandemia de coronavírus. Além da crise, as escolas também estão diante da implantação de um novo currículo para o Ensino Médio. Visando uma jornada de aprendizagem que faça sentido para os jovens, o Ministério da Educação propôs mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), especialmente na parte no que se refere à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A mudança principal dessa proposta é a ampliação do tempo mínimo de cada estudante na escola, de 800 horas para 1000 horas anuais até 2022 – que estabelece uma nova grade curricular, mais flexível, conectada ao desenvolvimento de competências que preparam os jovens para a vida.
Para alcançar essa formação completa, o Novo Ensino Médio estrutura a implantação de Itinerários Formativos, que vão além das aprendizagens dos conteúdos da BNCC. Por meio deles, os alunos poderão escolher em quais conhecimentos específicos irão se aprofundar, de acordo com os interesses e talentos de cada um, relacionados a uma ou mais áreas do conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e/ou na Formação Técnica e Profissional.
Segundo o Ministério da Educação, essa proposta vem em um momento importante da educação e tem como objetivo oferecer mais qualidade educacional para os estudantes brasileiros, além de garantir a aproximação das escolas à realidade que os alunos vivem hoje, às mudanças no mundo e à vida em sociedade.
Novo Ensino Médio AZ
Diante das mudanças aprovadas, que podem ser implantadas até 2022, a Plataforma AZ de Aprendizagem, marca da Conexia Educação, desenvolveu diversas soluções educacionais inovadoras, com um currículo totalmente alinhado às normas da BNCC e às diretrizes dos Itinerários Formativos.
“No AZ, toda a jornada de aprendizagem do estudante acontece de forma personalizada, de acordo com as necessidades e sonhos de cada um, fortalecendo o interesse, engajamento e protagonismo dos alunos”, afirma Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação.
O Novo Ensino Médio AZ tem como objetivo preparar o aluno para lidar com os desafios do século XXI, além de gerar alta performance acadêmica, por meio da aplicação de uma metodologia consistente – baseada no modelo de gestão PDCA (plan, do, check e act) – e uma perspectiva individualizada de aprendizagem, por meio de ferramentas digitais exclusivas.
A marca também foca no desenvolvimento do projeto de vida de cada um, com o programa My Life Educação Socioemocional, considerando a intensidade e a velocidade das transformações, além de contar com o LABZ, disciplina que desenvolve uma metodologia baseada no Design Thinking, e nos quatro eixos referenciais dos Itinerários Formativos (investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural, e empreendedorismo). O Novo Ensino Médio AZ também possui microcursos inovadores, criados e aplicados pelos especialistas da Conexia Educação – 100% on-line e sem necessidade de profissionais dedicados nas escolas.
E como será 2021?
De acordo com a presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães, o ano de 2021 deverá ser de recuperação e reforço dos conteúdos para os alunos. “Se a escola entender que uma parte dos conteúdos de 2020 não pôde ser cumprido por meio das atividades deste ano, poderá iniciar 2021 com atividades de recuperação, para que possa repor os conteúdos, e será muito importante. A escola terá a oportunidade de manter, até dezembro, as atividades presenciais e não presenciais para complementar e recuperar a aprendizagem no contraturno”, afirma.
Para auxiliar as escolas nesse processo de recuperação, a Conexia Educação lançou o AZ+, um programa digital que oferece novas oportunidades de aprendizagem com avaliação diagnóstica, mapeamento dos gaps de aprendizagem, intervenção pedagógica com trilha de conteúdos personalizada pelo Super App AZ e acompanhamento constante do progresso dos alunos, por meio de indicadores de progresso e desempenho.
De acordo com Bonás, é preocupante oferecer o Itinerário Formativo sem ajustes já em 2021. “Os educadores não podem ignorar a pandemia e a necessidade de recuperação dos alunos. No AZ, por exemplo, entraremos com o projeto de vida como Itinerário Formativo, junto ao AZ+, para preencher os gaps de aprendizagem gerados pelo impacto da Covid-19. E, no ano seguinte, entraremos com a 2ª parte dos Itinerários, com o LABZ e os microcursos. Tudo para que que nenhuma habilidade fundamental ao desempenho do aluno deixe de ser desenvolvida”, finaliza.
Conexia Educação
A Conexia Educação é uma empresa do Grupo SEB, o maior grupo de Educação Básica do Brasil, que nasceu para desenvolver, agora, a educação do futuro. Acreditando que cada aluno é único e tem necessidades individualizadas, utiliza o digital como alavanca para potencializar a aprendizagem e empoderar os alunos e os professores em busca de um trabalho mais colaborativo, contextualizado e baseado em dados. Essa jornada de transformação acontece por meio de um completo ecossistema integrado, entregue por meio das marcas Plataforma AZ de Aprendizagem, High Five Bilingual School e My Life Educação Socioemocional. Saiba mais em www.conexia.com.br
Deixar um comentário