Ação, promovida pela Conexia Educação, busca valorizar os projetos desenvolvidos pelas escolas parceiras e professores

 
Valorizar quem desenvolve práticas pedagógicas de sucesso, esse é o objetivo do Prêmio Mundo Leitor, que chegou a sua 5ª edição, em 2019. Este ano, cinco projetos foram classificados em primeiro lugar e ganharam um troféu para a escola e um Kindle para o professor.
Divididos entre as categorias Viagens, Descobertas, Memórias e Caminhos, foram inscritos 46 projetos, por 19 escolas do Grupo SEB e instituições parceiras. “Ao longo destas cinco edições, a qualidade dos trabalhos apresentados está cada vez melhor, principalmente em relação ao empenho de todos os professores e ao incentivo das coordenações”, afirma José Luiz do Carmo, diretor pedagógico do Instituto SEB, que participa desde a primeira edição do prêmio.
A seleção dos projetos foi realizada em duas etapas: a primeira aconteceu ainda nas escolas participantes, em que as instituições foram as responsáveis por escolherem os finalistas para a inscrição na 2ª etapa. Na fase seguinte, foi realizada a seleção dos vencedores de cada categoria por uma comissão julgadora especial – de acordo com a relevância, consistência e criatividade da atividade proposta, além da coerência, estrutura e estética da apresentação enviada na inscrição da premiação.
“Os temas abordados foram muito relevantes, até mesmo por conta dos assuntos que estão em destaque esse ano, como a depressão e questões indígenas. Trabalhar isso com adolescentes e crianças é extremamente importante”, afirma Beatriz Bachega, responsável pelo Pluris Coworking, que participou pela primeira vez da comissão avaliadora do prêmio.
Confira os vencedores do 5º Prêmio Mundo Leitor:
Categoria Viagens

  • Vencedor: Escola SEB Maceió
  • Certificado de menção honrosa: Escola Pueri Bilíngue Candanguinho, Escola SEB Thathi, Sartre Escola SEB Monet e Escola SEB Dom Bosco Ahú

Categoria Descobertas

  •  Vencedor: Escola SEB Portugal Bilíngue
  • Certificado de menção honrosa: Escola SEB Vila Velha, Escola SEB Thathi, Escola SEB Dom Bosco Ahú e Sartre Escola SEB Nobel

 Categoria Memórias

  • Vencedor: Escola Pueri Bilíngue Candanguinho
  • Certificado de menção honrosa: Escola SEB Maceió, Escola SEB Dom Bosco Bilíngue Batel, Sartre Escola SEB Nobel e Escola SEB Portugal Bilíngue

 Categoria Encontros

  • Vencedor: Escola SEB Unimaster
  • Certificado de menção honrosa: Escola SEB Dínatos e Escola SEB Portugal Bilíngue

 Categoria Caminhos

  • Vencedor: Escola SEB Thathi
  • Certificado de menção honrosa: Escola SEB Ribeirânia e Escola SEB Unimaster

 
Sobre o Mundo Leitor
O Mundo Leitor é um programa paradidático formado por estratégias, materiais e atividades inovadoras, que trazem para a escola um olhar amplo e transformador, focado na leitura de mundo.
Fundamentado na Educação Orgânica, visa formar cidadãos conscientes em um mundo interativo, em constante modificação, o que exige uma competência leitora significativa e contextualizada.