Vencedores da 5ª edição serão divulgados no dia 12 de dezembro

Viagens, Descobertas, Memórias, Encontros e Caminhos! Através dessas cinco séries da coleção Linhas da Vida, 19 escolas inscritas no 5º Prêmio Mundo Leitor, desenvolvido pela Conexia Educação, foram avaliadas por especialistas nessa quarta-feira, dia 13 de novembro. A iniciativa busca valorizar as escolas parceiras e os profissionais que desenvolvem práticas pedagógicas de sucesso, baseadas no programa.
Alunos de 4 a 14 anos participaram dos 46 projetos inscritos por escolas do Grupo SEB e por escolas parceiras da Conexia Educação. “É gratificante ver como os professores estão envolvidos e como o material do Mundo Leitor é rico, fazendo com que as crianças e adolescentes tenham uma oportunidade tão maravilhosa de, principalmente, trabalhar os aspectos socioemocionais”, afirma Marlene Cefali, professora, autora, idealizadora do Espaço Criança do Instituto SEB e responsável pelo Cefic. A especialista participa, desde a primeira edição, da comissão avaliadora do concurso.
Entre os critérios utilizados para análise estavam a relevância, consistência e criatividade da atividade proposta, além da coerência, estrutura e estética da apresentação enviada na inscrição da premiação. Os vencedores serão divulgados no dia 12 de dezembro, em evento do qual participam todos os gestores do Grupo SEB e também pelo canal oficial do prêmio, o site www.mundoleitor.com.br. Serão premiados o 1º lugar de cada categoria, com um troféu para a escola e um Kindle para o professor, além de certificado de menção honrosa aos educadores do 2º ao 5º lugar.
Seleção dos projetos
A seleção dos projetos para o 5º Prêmio Mundo Leitor foi realizada em duas etapas. A primeira aconteceu ainda nas escolas participantes, nos casos que tiveram mais de um projeto apresentado pelos professores dentro de uma mesma categoria. As instituições foram as responsáveis por escolherem os finalistas para a inscrição na 2ª etapa.
Na fase seguinte, foi realizada a seleção dos vencedores de cada categoria por uma comissão julgadora especial, formada por representantes da diretoria da Conexia Educação e do Grupo SEB, além de especialistas de educação convidados. Dentre os primeiros lugares de cada categoria também será escolhido o vencedor nacional.
A linguagem da educação do futuro
Baseado nos materiais do Mundo Leitor, as escolas fizeram propostas de diversos projetos que integram o aprendizado dentro e fora da sala de aula, com temas que foram desde sustentabilidade, inclusão, cultura local, até a amizade e depressão – desenvolvendo o pensamento crítico, habilidades socioemocionais, entre outros.
“Todos os trabalhos foram extremamente significativos, debatendo diferentes temas importantes que visam preparar os jovens efetivamente para que sejam mais atuantes e críticos na sociedade”, comenta José Tadeu Terra, responsável pelo Nau Vestibulares, do Instituto SEB, que também auxiliou nas avaliações.
Já para Silvana Junqueira Marzola, responsável pelo Espaço Criança, do Instituto SEB e integrante da comissão avaliadora, este tipo de aprendizado é considerado a linguagem do futuro. “O aprendizado através de projetos é exatamente a educação do futuro, onde o aluno realmente aprende por meio da experiência e fica para sempre, sendo protagonista do ensino”, finaliza.
Sobre o Mundo Leitor
O Mundo Leitor é um programa paradidático formado por estratégias, materiais e atividades inovadoras, que trazem para a escola um olhar amplo e transformador, focado na leitura de mundo.
Fundamentado na Educação Orgânica, visa formar cidadãos conscientes em um mundo interativo, em constante modificação, o que exige uma competência leitora significativa e contextualizada.